12 de abril de 2017

Livros: Amor do físico ao digital



"Tropeçavas nos astros desastrada, quase não tínhamos livros em casa e a cidade não tinha livraria, mas os livros que em nossa vida entraram, são como a radiação de um corpo negro, apontando pra a expansão do Universo, porque a frase, o conceito, o enredo, o verso e, sem dúvida, sobretudo o verso, é o que pode lançar mundos no mundo."
- Caetano Veloso

Todo mundo tem amor por alguma coisa especifica, ou, por diversas coisas, como por animais, música, esporte, teatro, cinema, porém, muitos dividem um amor em comum, que é o amor por livros.

E é justamente sobre esse tema, que será a matéria de hoje. 

Não vamos falar só sobre os livros físicos, mas também dos livros virtuais , pois hoje em dia com toda essa evolução tecnológica, nem nossos amados livros foram poupados.

Créditos: Blog Apaixonada por Livros

Se existe um perfume que todo livrólatra ama, (livrólatra é o nome dado para pessoas “viciadas” em livros), com toda a certeza esse perfume é o de livro novo. Não tem absolutamente nada melhor, do que receber um livro tão esperado e abri-lo só para sentir aquele cheiro das páginas novas, dá até pena de ler quando se pensa que aquele cheirinho vai se embora.

Ou então, ter aquela satisfação de pegar um livro bem antigo, folhear as suas páginas, e perceber o quando ele já foi manuseado, e mesmo assim, continua ali, bem cuidado, e assim como passou por muitos antes, e passou por nós, irá passar para ainda mais gerações.

Em minha humilde opinião, o paraíso se encontra em um lugar fresco, com uma brisa leve, com o silêncio sendo quebrado apenas pelos cantos dos pássaros, com um bom livro, uma xícara de café e bolachas salgadas, (sim bolachas salgadas), aaah, isso é maravilhoso!

Porém, todos sabem que livros são caros, e por isso, muitas vezes não temos dinheiro para bancar este vício, por tanto, recorremos a outras ferramentas, como empréstimos de livros entre amigos e bibliotecas, e quando isso ainda não basta, recorremos aos livros em PDF, ou a alguns aplicativos de leitura.

Falando em aplicativos, chegamos ao assunto principal desta postagem, que é falar sobre um aplicativo chamado Wattpad.

Wattpad é um aplicativo que pode ser baixado em seu celular, tablet, ou se preferir, pode ser acessado virtualmente por computadores ou televisões que tenha acesso à internet.


Imagem do site Wattpad



Em 2006 , Allen Lau e Ivan Yuen, fundaram uma rede social, ou melhor, uma comunidade online, para escritores e leitores.

O intuito dessa comunidade é transformar a forma de descobrir, envolver e criar novas histórias, alcançando plataformas antes, nem mesmo imaginadas pelos escritores tradicionais.
Imagens do site Wattpad

Após essa fundação, a empresa se tornou global, e começou a oferecer entretenimento em multiplataforma para histórias originais.

O aplicativo também oferece uma experiência completamente diferente, em que as pessoas em qualquer lugar do mundo podem participar e colaborar no conteúdo, podendo publicar comentários, mensagens e outras multimídias.

Atualmente, o aplicativo conecta mais de 45 milhões de pessoas ao redor de todo o mundo, através das suas histórias, contos, séries, e etc.

E não para por ai, todo dia tem milhões de novos escritores e leitores compartilham histórias, culturalmente relevantes, baseados em tendências locais e eventos atuais.

Desta forma, a Wattpad Studios, coproduz histórias para cinema, televisão e impressão, transformando a forma como a indústria do entretenimento produz novos conteúdos originais.

Já o Wattpad Brand Solutions, oferece novas formas para construir um envolvimento profundo entre os utilizadores.

A empresa encontra-se fisicamente em Toronto, onde há um time especializado trabalhando em inovações para atender o público que vem crescendo constantemente, e desenvolvendo ainda mais novidades para as pessoas que utilizam o aplicativo.


Imagem do site Wattpad
 
Agora que já sabemos do que se trata o Wattpad, vamos falar de como ele funciona. Na verdade, ele é bem simples, você somente acessa o site, e cria uma conta. Aaah e é tudo gratuito.

Após isso, você pode pesquisar histórias sobre assuntos que sejam de sua preferência, ou seja, de aventura, humor, ação, literatura feminina, clássicos, lobisomens, contos, mistérios, suspenses, espiritual, fantasias, não ficção, fanfics, paranormais, ficção adolescente, ficção geral, poesia, ficção científica, romance, terror, ficção histórica, vampiros e diversos outros gêneros.

A busca dessas histórias pode ser feitas de varias maneiras, como por hashtags, palavras chaves, ou até mesmo por nome de autores, porém, como possui muitos autores desconhecidos pela sociedade, indico que procurem por gêneros e hashtags, assim, vocês poderão se surpreender com a quantidade de histórias novas e escritores incríveis.

Aaah, vocês também podem desenvolver seus dotes de escritores, podendo publicar suas histórias em tempo real, ou, podem se programar e deixar vários capítulos escritos e ir postando aos poucos.

Outra coisa bacana, é que o Wattpad realiza promoções e premiações para histórias que se destacam durante o ano, pois toda história que você publica pode receber votos, e isto, acaba elevando a visibilidade de sua história, assim, podendo ser uma das premiadas. (Legal né?)


Falando em histórias destacadas, muitas dessas histórias que ganham grande visibilidade, são convidadas para publicar de forma impressa, ou vender cópias de forma online.

Ai vocês me perguntam:
"Mas Tina, dá certo mesmo?”.
Siiim, da super certo!

Já ouviram falar de Anna Todd? Da série After?
Pois então, ela saiu do Wattpad!

 E como pode ver, a história dela deu tão certo, que os livros estão virando filme

Imagem do site 2do2go

Já imaginou se isso acontece contigo?

Então meus amores, se vocês gostam de escrever, ou de passar o tempo lendo, correm e acessem o site (AQUI).

Crie seu perfil e comece a mostrar ao mundo suas criações, ou, só curta as histórias de escritores incríveis.

Se tiverem interesse, acessem o meu perfil e deem uma olhada no que eu ando publicando (AQUI).

Mas, não se esqueçam de voltar aqui no blog e me contar como foi à experiência de conhecer esse mundo virtual dos livros, e se já conheciam, me contem o que mais gostam nele.





E-mail: martinabaptista@gmail.com

Hasta luego, beijos de luz da Tina!

4 comentários:

Cristiana Nobrega disse...

Tenho que me acostumar com a era digital para os livros também, confesso que acho difícil rsrs! Beijos
www.achatadebatom.blogspot.com

Selma Barbosa disse...

Eu tinha um certo receio com livros digitais até que baixei o Wattpad pela primeira vez, há uns três anos atrás. Conheci algumas histórias sensacionais e vi duas da que li saírem da plataforma porque ganharam a honra de serem publicados impressos. Inclusive Diário de uma Escrava, um dos últimos livros publicados pela Editora Darkside, também saiu de lá! ♥ Teve uma época que escrevia lá, mas acabou faltando inspiração para o livro e excluí a obra toda.
Há alguns meses baixei o aplicativo oficial do Kobo e foi amor à primeira leitura, haha. A leitura é fluída, com opção de configuração da luminosidade, cor da página e tamanho da letra. A transição de páginas é rápida e o rolamento é animado quase como com a experiência real do livro físico. Além da opção de dicionário integrado, anotação, marcação de frases e acompanhamento da leitura. Recomendo, viu? ♥

Com carinho,
Conto Paulistano.

Martina B. Silveira disse...

Olá Cristiana! Sei muito bem como é isso, também foi difícil para mim no início, porém agora estou bem familiarizada, é só questão de acostumar! Beijos

Martina B. Silveira disse...

Olá Selma! Uma pena que deixou de escrever :/, mas é incrível quando vemos livros que antes eram amadores virarem profissionais, e saber que acompanhamos lá do início não é mesmo?! Haha, há vários aplicativos de leitura, muito boa essa tua dica! Vou dar uma olhada nisso hein! Beijos <3

© BLOg gisele ovitski - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo